Enceladus Life Fundamentals Instrument – para buscar sinais de vida na lua de Saturno Enceladus. A agência acaba de anunciar que eles receberam suporte para avançar no desenvolvimento do instrumento de rádio de submilimetria de sensoriamento remoto e onze concluídos, eles vão usá-lo para estudar a composição do vapor de água e geysers de gelo no sul pólo de Enceladus.
“Os comprimentos de onda do submilimétrico, que estão na faixa de rádio de alta freqüência, nos proporcionam uma maneira de medir a quantidade de diferentes tipos de moléculas em um gás frio”, disse o investigador principal Gordon Chin em um comunicado de imprensa da NASA. “Moléculas como a água e monóxido de carbono, e outros, são como pequenas estações de rádio que transmitem em freqüências muito específicas que dizem: “Ei, eu sou água, eu sou monóxido de carbono”
Ao permitir que cientistas identifiquem e medem esses vestígios químicos nas plumas das emissões dos geysers de Enceladus, o SELFI os ajudará a entender o oceano sob a crosta gelada da lua. Qualquer nova informação sobre sua composição pode nos levar ao caminho da descoberta da vida na lua de Saturno
“Podemos digitalizar todas as plumas para ver o que está saindo do Enceladus. O vapor de água e outras moléculas podem revelar parte da química do oceano e orientar uma nave espacial no melhor caminho para voar através das plumas para fazer outras medidas diretamente “, disse Chin.
Vida lá fora
Embora o SELFI não seja o primeiro dispositivo de comprimento de onda submilimétrico, ele representará uma melhoria significativa em relação aos sistemas existentes.