O Razer Phone não é um bom smartphone. Bem, não é um bom smartphone de $ 700 (R$2.324), pelo menos. No papel, compete com outros flagship do Android: possui um processador Qualcomm Snapdragon 835 rápido, 8GB de RAM, um sistema de câmera dupla, uma tela de alta resolução, alto-falantes estéreo alto e assim por diante. Mas na prática, é um telefone grande e desajeitado com uma câmera terrível e apenas a vida útil da bateria,
apesar da enorme capacidade da bateria. Além disso, não tem resistência à água nem fone de ouvido; O primeiro recurso de estacas de mesa para telefones a esse preço, o último uma omissão intrigante dado o tamanho total do Razer Phone.

Então por que você deveria se preocupar? Por uma razão: o Razer Phone é o primeiro smartphone com uma exibição de atualização super alta. Ele tem basicamente a mesma
tecnologia de exibição encontrada no iPad Pro 10.5 da Apple, que permite interações incrivelmente suaves e rolagem. É um vislumbre de um futuro quando todos os
smartphones possuem esse tipo de tecnologia de atualização de tela.

As taxas de atualização de alta tela são mais comumente desejadas pelos jogadores em PCs de mesa, pois proporcionam uma jogabilidade mais suave e tempos de reação
mais curtos para jogos de ação rápida. Em um dispositivo móvel, uma alta taxa de atualização torna as suas interações sedosas, então, percorrendo sua caixa de entrada
ou o feed do Twitter não parece stuttery ou nervoso. O resultado é uma interface que acompanha o toque do dedo mais próximo do que nunca e nunca gagueja ou salta.
É difícil transmitir o quanto é diferente em comparação com a interface de um smartphone padrão, sem apenas demonstrar isso pessoalmente, mas parece muito mais perto
da manipulação direta de elementos na tela do que qualquer outro telefone.
A diferença entre uma tela de atualização alta e uma padrão é tão notável como o salto da tela do iPhone 3GS para a tela de Retina do iPhone 4.

A maioria das aplicações do dispositivo móvel são executadas a uma taxa de atualização de 60 Hz, o que permite que elas retratem o conteúdo na tela até 60 vezes por
segundo. Em comparação, a taxa de atualização padrão do Razer Phone é de 90Hz e pode ser configurada para 120Hz em configurações para interações ainda mais suaves
(ao custo da vida útil da bateria). O Razer pode fazer isso graças a alguns fatores, em parte por causa de seus componentes internos de gama alta que muitos outros
telefones Android compartilham, mas também graças a um controlador de exibição personalizado desenvolvido para lidar com a alta taxa de atualização.

Quase todos os aplicativos para Android (com exceção dos jogos, em que vou entrar um pouco) beneficiam desta taxa de atualização mais alta, e não há trabalho a ser feito na parte do desenvolvedor do aplicativo para habilitá-lo. O Razer pode ajustar dinamicamente sua atualização de até 20Hz até 120Hz, dependendo do que o telefone esteja fazendo. Se você está apenas lendo uma página estática na tela, a atualização será reduzida para economizar energia, mas, assim que seu dedo tocar a tela, ele irá acelerar para fornecer essas interações suaves. Da mesma forma, se você estiver assistindo um filme filmado em 24 quadros por segundo, o Razer configurará sua taxa de atualização para coincidir, então você não obtém o efeito “novela” comumente visto em TVs que usam taxas de 120 Hz.

Os jogos são um pouco mais complicados, já que os desenvolvedores normalmente segmentam uma taxa de atualização específica e “bloqueiam” o jogo para ele. Se um jogo foi bloqueado para 60Hz, ele irá mexer e soltar muitos quadros se ele for jogado a 90 ou 120Hz. Mas se o desenvolvedor não bloquear o jogo para 60Hz, ele pode aproveitar ao máximo a tecnologia de exibição especial do Razer. Atualmente, há cerca de três dúzias de jogos que suportam 120Hz no Razer Phone, e três deles (Gear.Club, Titanfall Assault e World of Tanks) estão pré-instalados no dispositivo fora da caixa. Todos os três desses jogos são suaves e fazem uso total da tecnologia única do Razer Phone.

Apesar dos benefícios imediatos que traz uma alta exibição de atualização, esta primeira implementação do Razer vem com alguns grandes compromissos. O painel no Razer Phone é um LCD Sharp IGG, porque o controlador de visualização que habilita 120Hz ainda não funciona com telas OLED. O resultado é uma tela que não é tão pungente ou vibrante como muitos outros telefones, e não é tão brilhante. O Razer Phone é muito difícil de usar ao ar livre porque a tela é quase não visível; Enquanto isso, todos os outros telefones que testei no ano passado, mesmo aqueles com monitores LCD, como o HTC U11, funcionam fora sem nenhum problema.

Mas o Razer Phone oferece algumas perspectivas interessantes, e será muito interessante ver esse tipo de tecnologia de exibição de alta atualização em telefones que fazem menos compromissos para obtê-lo. Se isso acontecer, o futuro dos smartphones será bastante tranquilo.

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